O Curso de Graduação

O curso de graduação em Engenharia Química da UFMG visa à formação de um engenheiro com perfil generalista, o que significa que os egressos podem atuar nas mais diversas áreas da indústria química, tais como alimentos e bebidas, papel e celulose, cimento, petroquímica, fertilizantes, refratários, etc. Esta versatilidade do profissional é alcançada por meio de uma sólida formação nas disciplinas básicas da engenharia química, que fornecem a fundamentação necessária para a resolução de problemas diversos, tanto no meio industrial, quanto na área acadêmica.

A estrutura do curso de graduação em Engenharia Química da UFMG está baseada em dois principais estágios. No primeiro, que tem a duração de 4 semestres, os estudantes cursam disciplinas das áreas de Matemática, Física, Química e também Estatística e Computação. A maior parte das aulas é ministrada no Instituto de Ciências Exatas da UFMG. No segundo estágio, com duração de 6 semestres, são abordados conteúdos de disciplinas mais específicas da engenharia química, como Fenômenos de Transporte, Termodinâmica, Cinética e Cálculo de Reatores, Operações Unitárias, Processos Industriais e Projetos. A integração das diversas disciplinas é estimulada durante todo o curso, entretanto, a disciplina EQM 041, Laboratório de Operações e Processos, tem como objetivo principal consolidar o aprendizado das demais disciplinas, através do desenvolvimento de um trabalho experimental em grupo que visa solucionar um problema tecnológico real.

Vale destacar que o curso é considerado um dos melhores do Brasil, com desempenho expressivo alcançado ao longo dos anos no Enade. A busca pela excelência é constante e se reflete na qualidade das aulas ministradas, na titulação dos professores, que são, em sua totalidade doutores, nos recursos disponibilizados ao corpo docente e discente e na associação constante entre a teoria e a prática. Neste sentido, a carga horária de aulas práticas perfaz 31% do total de horas das disciplinas obrigatórias.

Nos últimos anos, tem sido crescente o número de estudantes que tem participado dos programas de mobilidade estudantil, principalmente através dos convênios firmados entre a Diretoria de Relações Internacionais e universidades estrangeiras. Este tipo de experiência tem valorizado a formação dos estudantes e é incentivada pelos docentes, uma vez que complementa a formação profissional.

Outro aspecto que deve ser destacado é a atuação da empresa júnior Mult Jr, que desenvolve projeto de consultoria para empresas sob a orientação de um professor. As atividades da empresa não se restringem aos aspectos técnicos, mas também contemplam conhecimentos gerenciais, fundamentais para a formação dos futuros engenheiros químicos.


A excelente formação dos egressos permite um elevado nível de absorção dos profissionais logo ao final do curso, inclusive em áreas gerenciais. As principais empresas contratantes são das áreas de cimento, celulose e papel, alimentos, metalurgia, petroquímica e tintas e recobrimentos.

O Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Graduação em Engenharia Química espera ter esclarecido as principais dúvidas a respeito do curso. Entretanto, caso ainda persista alguma, não hesite em entrar em contato conosco.

Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Graduação em Engenharia Química
Universidade Federal de Minas Gerais - Campus da Pampulha

Av. Antônio Carlos, 6627

Escola de Engenharia, Bloco 3 – Salas 3037 e 3039
Belo Horizonte - MG
Telefone: (31) 3409-1757
E-mail: graduação@deq.ufmg.br