Programação de computadores


Código: DCC001

Período: 1

Pré-requisitos: -

Carga Horária Teórica: 60h

Carga Horária Prática: -

Carga Horária Total: 60h

Créditos: 04


Introdução

Objetivos Gerais

Introduzir os conceitos associados à informática e a sua utilização em um contexto de suporte às atividades do aluno e do futuro profissional. Ajudar a desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de abstração do aluno através da solução de problemas técnicos e científicos, utilizando eficientemente um sistema de computação e diferentes paradigmas de programação como ferramenta de apoio e uma metodologia para o domínio da complexidade de problemas típicos.


Objetivos Específicos

Ao final do curso, espera-se que o aluno seja capaz de:


  • Descrever a evolução dos sistemas de computação, situando as principais contribuições científicas e tecnológicas para a área.
  • Perceber o impacto da tecnologia da informática na sociedade e no sistema cognitivo humano devido ao aumento do poder computacional.
  • Descrever a estrutura, o funcionamento e os componentes de um computador.
  • Especificar um pequeno sistema de computação capaz de ajudar na solução de um problema a partir da caracterização da situação e do fornecimento de descrições de componentes.
  • Resolver problemas contextualizados, utilizando a informática na editoração eletrônica de idéias, na documentação e no suporte à resolução de problemas.
  • Utilizar redes de comunicação de dados, para pesquisa bibliográfica, troca de experiências e contatos.
  • Utilizar novas formas de representação de problemas associadas aos raciocínios algoritmo e heurístico e a organização da complexidade.
  • Utilizar recursos de informática, de forma integrada, na produção de material impresso e não impresso, para divulgação e apresentação de idéias.
  • Utilizar diferentes paradigmas de programação (funcional, procedural e orientação ao objeto) na solução de problemas.
  • Utilizar a informática como suporte às atividades de estudo, pesquisa e solução de problemas.
  • Utilizar uma metodologia na solução de problemas.
  • Decompor a solução de um problema em módulos capazes de serem implementados em um computador, adotando uma disciplina de programação, reconhecendo as limitações e dificuldades do processo de programação.
  • Desenvolver algoritmos estruturados para a solução de problemas.
  • Submeter programas ao computador, utilizando módulos funcionais em um ambiente visual, corrigindo erros de sintaxe e de lógica.
  • Utilizar os conceitos básicos e a terminologia básica da área de computação.
  • Atentar para as possibilidades de aplicação da informática na sua área de estudos.
  • Pesquisar referências bibliográficas primárias e secundárias consultando banco de dados bibliográficos e a Internet.
  • Utilizar estratégias de aprendizagem.


Conteúdo Programático e Cronograma

MÓDULO I: Primeiros Contatos

Abertura/ Sondagem/ Motivação/ Ciência e Tecnologia
Desenho/ Copiar-Colar/Correio Eletrônico
Solução de problemas
Primeiros contatos/ Editoração de texto
Estratégias de aprendizagem

MÓDULO II: Introdução à Programação

Programação LOGO
Solução de problemas – algoritmos e programas
Programação generalização/ Heurísticas
Recursividade

MÓDULO III: Utilização de Quadros, Tabelas e Gráficos

Tabelas e planilhas
Problemas usando Tabelas
Problemas de escalonamento
Pesquisa em tabelas e planilhas
Funções/ Planilhas/ Integração/ Gráficos
Editoração e planilhas/ Integração
Listas

MÓDULO IV: Algoritmos e Programação

Algoritmos e fluxogramas
Algoritmos e estruturas de dados/ lógica
Construção de algoritmos
Algoritmos e pascal/ mapeamento
Algoritmos e implementação/ funções
Linguagem de programação/ depuração
Algoritmos e implementação/ procedimentos
Procedimentos

MÓDULO V: Estruturas de Dados e Algoritmos

Estruturas de dados
Estruturas de dados – vetores/ pascal
Estruturas de dados – matrizes
Estruturas de dados – matrizes – pascal
Exercícios algoritmos/ pascal com vetores e matrizes


Ementa

Metodologia de Desenvolvimento de Programas. Programação em Linguagem de Alto-Nível. Comandos Básicos, Estruturas de Dados, Modularização.



Bibliografia Recomendada


Livro Texto

GUIMARÃES, A. M. & LAGES, N. A. C., Introdução à Ciência da Computação, Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., 1984.
GUIMARÃES, A. M. & LAGES, N. A. C., Algoritmos e Estruturas de Dados, Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., 1985.
Complementar
FARRER, H. et Alii, Algoritmos Estruturados. Editora Guanabara Dois.
FARRER, H. et Alii, Pascal Estruturado. Editora Guanabara Dois.
TREMBLAY, J. & BUNT, R. B., Ciência dos Computadores: Uma Abordagem Algorítmica.
SCHMITZ, E. A. & TELES, A. A. S., Pascal e Técnicas de Programação, Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.
WIRTH, N. & JENSEN, K., Pascal User Manual and Report, Spriger-Verlag, Berlin.
GONICK, L., Introdução Ilustrada à Computação, Harbra Harper & Row do Brasil.
KAY, D. G., Programming for People/Pascal, Mayfield Publishing Company.
COOPER, D. & CLANCY, M., Oh! Pascal!, W- W- Norton Company.