Laboratório de Fenômenos e Operações


Código: EQM054

Período: 8º

Pré-requisitos: Operações Unitárias A - EQM043

Carga Horária Teórica: -

Carga Horária Prática: 60h

Carga Horária Total: 60h

Créditos: 04



Introdução

Durante o curso de engenharia química o aluno estuda diversos fenômenos e operações unitárias de grande importância, dadas suas aplicações nas indústrias químicas. Entretanto, raras são as oportunidades que os alunos possuem de visualizar estes fenômenos e operações ao longo das disciplinas teóricas. Sendo assim, esta disciplina tem um caráter essencialmente prático, com o objetivo de permitir ao aluno do curso de engenharia química a visualização, compreensão, estudo e análise de alguns fenômenos e operações que, certamente, farão parte de sua vida profissional no futuro. Por meio desta disciplina espera-se que o aluno seja capaz de aliar à teoria a prática, não somente realizando experiências, mas também propondo e projetando novas experiências que serão utilizados pelos futuros alunos do curso.

Um outro objetivo deste curso é preparar o aluno para a disciplina de Laboratório de Operações e Processos, a ser realizada no período seguinte, buscando infundir-lhe uma maturidade profissional, ligada principalmente a uma metodologia de trabalho, na qual iniciativa, independência, criatividade e cumprimento de um cronograma adequado são essenciais para o bom desenvolvimento do trabalho.




Conteúdo Programático e Cronograma

O curso de Laboratório de Fenômenos e Operações está estruturado em duas etapas distintas:

1 – Realização de práticas que foram montadas e adquiridas pelos professores do DEQ, monitores da disciplina e, principalmente, por alunos do Curso de Graduação em Engenharia Química. Estas práticas seguem um roteiro pré-estabelecido. Os alunos deverão entregar relatórios dessas práticas, contendo os aspectos teóricos envolvidos, os resultados experimentais obtidos e uma análise destes resultados, avaliando a influência das variáveis medidas experimentalmente (6 práticas para cada grupo).

2 – Apresentação de um projeto final elaborado pelos alunos versando sobre um experimento de aplicação de algum fundamento da engenharia química. Este projeto será sobre um tema de livre escolha dos alunos, envolvendo todas as etapas de implantação do experimento, inclusive uma análise orçamentária do material e reagentes necessários. Os objetivos e a forma do projeto são apresentados em seguida (1 projeto para cada grupo).

Atividades

Apresentação da forma, programa e objetivos da disciplina e divisão dos grupos.

Realização dos experimentos de números 1 e 2 – Grupos a e b, respectivamente.

Realização dos experimentos de números 1 e 2 – Grupos l e w, respectivamente.

Discussão dos resultados dos experimentos 1 e 2 com os Grupos a e b.

Entrega do relatório dos experimentos 1 e 2 pelos Grupos a e b.

Realização dos experimentos de números 2 e 1 – Grupos a e b, respectivamente.

Discussão dos resultados dos experimentos 1 e 2 com os Grupos l e w.

Entrega do relatório dos experimentos 1 e 2 pelos Grupos l e w.

Realização dos experimentos de números 2 e 1 – Grupos l e w, respectivamente.

Discussão dos resultados dos experimentos 2 e 1 com os Grupos a e b.

Apresentação do tema referente ao Projeto Final de Curso.

Entrega do relatório dos experimentos 2 e 1 pelos Grupos a e b.

Realização dos experimentos de números 3 e 4 pelos Grupos a e b, respectivamente.

Discussão dos resultados dos experimentos 2 e 1 com os Grupos l e w.

Entrega do relatório dos experimentos 2 e 1 pelos Grupos l e w.

Realização dos experimentos de números 3 e 4 pelos Grupos l e w.

Discussão dos resultados dos experimentos 3 e 4 com os Grupos a e b.

Entrega do relatório dos experimentos 3 e 4 pelos Grupos a e b.

Realização dos experimentos de números 4 e 3 pelos Grupos a e b, respectivamente.

Discussão dos resultados dos experimentos 3 e 4 com os Grupos l e w.

Apresentação de proposta preliminar referente ao Projeto Final de Curso.

Entrega do relatório dos experimentos 3 e 4 pelos Grupos l e w.

Realização dos experimentos de números 4 e 3 pelos Grupos l e w.

Discussão dos resultados dos experimentos 4 e 3 com os Grupos a e b.

Entrega do relatório dos experimentos 4 e 3 pelos Grupos a e b.

Realização do experimento de números 5 Grupo a.

Discussão dos resultados dos experimentos 4 e 3 com os Grupos l e w.

Entrega do relatório dos experimentos 4 e 3 pelos Grupos l e w.

Realização do experimento de números 5 Grupos b.

Discussão dos resultados do experimento 5 com o Grupo a.

Entrega do relatório do experimento 5 pelo Grupo a.

Realização do experimento de números 5 – Grupo l.

Discussão dos resultados do experimento 5 com o Grupo b.

Entrega do relatório do experimento 5 pelo Grupo b.

Realização do experimento de números 5 – Grupo w.

Discussão dos resultados do experimento 5 com o Grupo l.

Entrega do relatório do experimento 5 pelo Grupo l.

Discussão dos resultados do experimento 5 com o Grupo w.

Entrega do Relatório referente ao Projeto Final de Curso.

Entrega do relatório do experimento 5 pelo Grupo w.

Seminário para apresentação do Projeto Final.

Encerramento do Curso e entrega da Nota Final.




Ementa

Desenvolvimento de processos experimentais para aplicação de conceitos fundamentais de fenômenos de transporte e operações unitárias.



Metodologia de Ensino

Projeto Final

1 – Objetivos gerais:

Este projeto final de curso visa principalmente um amadurecimento profissional do aluno, preparando-o para o último ano do curso de engenharia química, no sentido de torná-lo mais capacitado a solucionar problemas, propondo alternativas criativas, funcionais e que sejam técnica e economicamente viáveis. Busca-se uma independência do aluno com o intuito de torná-lo mais apto a desenvolver as disciplinas de final de curso, em especial “Laboratório de Operações e Processos”.

2 – Objetivos específicos:

  • capacitar o aluno a projetar e desenvolver um experimento em que sejam utilizados conhecimentos teóricos relacionados aos fundamentos de engenharia química (mecânica dos fluidos, transmissão de calor, transferência de massa, termodinâmica e cinética de reações químicas), de modo a visualizá-los na prática, permitindo seu entendimento e sua aplicação na resolução de problemas ligados às atividades do engenheiro químico;
  • incorporar os experimentos propostos pelos alunos ao cronograma do curso para semestres posteriores;
  • infundir nos alunos uma metodologia de trabalho, aliada principalmente ao cumprimento de um cronograma de atividades.

3 – Etapas de desenvolvimento do projeto

3.1 – Seleção de tema: os grupos deverão selecionar um tema em uma das áreas fundamentais da engenharia química, a partir do qual irão desenvolver seu projeto de um experimento que aplique o tema selecionado, de modo a visualizá-lo e compreendê-lo na prática.

3.2 – Apresentação de uma proposta preliminar do experimento, com aproximadamente 3 (três) páginas, contendo:

  • conceitos básicos empregados;
  • objetivos do experimento;
  • indicação dos principais equipamentos e materiais a serem utilizados;
  • estimativa orçamentária para implantação do experimento.

3.3 – Desenvolvimento do projeto/Elaboração do relatório:

  • introdução (fundamentação teórica e objetivos);
  • dimensionamento dos equipamentos e acessórios;
  • descrição detalhada da montagem experimental (incluindo diagrama);
  • descrição da metodologia experimental;
  • discussão sobre os possíveis resultados a serem obtidos;
  • orçamento detalhado de material e reagentes necessários;
  • elaboração de um roteiro de execução do experimento;
  • discussão sobre aspectos de segurança em laboratório, pertinentes ao experimento proposto.

3.4 – Apresentação de um seminário (em torno de 20 minutos) para exposição do experimento escolhido, seus princípios e aplicações.

3.5 – Entrega do relatório final do projeto de curso.



Critérios de Avaliação


Atividade

Pontos

Relatórios 1a etapa

48 (8 pontos cada)

Acompanhamento 1a etapa

24 (4 pontos cada)

Relatório do Projeto Final

18

Seminário sobre Projeto Final

10



IMPORTANTE:

Os pontos de acompanhamento das 1a e 2a etapas referem-se aos seguintes tópicos:

  • participação efetiva do aluno na realização da prática / experimento;
  • participação efetiva do aluno nos dias agendados para discussão dos resultados.
  • É importante ressaltar que o acompanhamento não está relacionado ao prazo de entrega de relatórios e sim à participação, desempenho e execução das atividades de laboratório e discussão dos resultados. Atrasos na entrega dos relatórios das práticas e do projeto de curso serão penalizados com um desconto de 5% dos pontos do relatório, para cada dia de atraso na entrega dos mesmos. Adicionalmente em relação ao acompanhamento do projeto final, deverá ser observado o cumprimento do cronograma proposto para execução do mesmo.