Créditos: 02
Introdução
Objetivos Gerais
Engenharia Química é uma área do conhecimento que envolve, como principal atividade, o desenvolvimento de processos para a produção de produtos diversos em escala comercial, a custos adequados. Além do desenvolvimento de processos, o Engenheiro Químico é o principal profissional responsável pelo projeto e operação de plantas industriais. É o mais importante profissional em questões associadas ao meio-ambiente, seja atuando no tratamento de resíduos industriais, desenvolvendo processos de reciclagem ou criando novas tecnologias que produzam menos resíduos, as chamadas tecnologias limpas. A principal característica da área é a sua abrangência. Por essa razão, o engenheiro químico é conhecido com “o engenheiro universal”. Abrangência não apenas quanto ao universo de indústrias e processos industriais, mas também quanto aos setores de atuação e às atividades e funções desempenhadas nessas indústrias: engenheiro de produto, engenheiro de processo, setor de pesquisa e desenvolvimento, área comercial, área administrativa. Além disso, o engenheiro químico é, intrinsecamente, um empreendedor.
Essa disciplina tem por objetivo possibilitar um primeiro contato com a área de engenharia química e, em particular, com o curso de engenharia química da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Ela é estruturada em torno de palestras semanais, apresentadas pelos professores do Departamento de Engenharia Química da UFMG e de outros departamentos com atividades afins, e por profissionais, externos à universidade, que atuam na área.
Conteúdo Programático e Cronograma
- O Curso de Engenharia Química da UFMG
- As Ciências Básicas da Engenharia
- As Ciências Básicas da Engenharia Química
- Operações Unitárias, Processos e Projetos
- Pesquisa e Interação Universidade-Empresa
- Engenharia Química e cidadania
- Perfil do setor industrial
- Setores de atuação, atividades e funções do engenheiro químico
Ementa
As indústrias de processos químicos no Brasil. Processos de obtenção e aplicações de produtos de uso ou produção industrial química. A Engenharia Química e as novas tecnologias.
Metodologia de Ensino
- Aula expositiva;
- Aula de discussão;
- Visita técnica;
- Seminário.
- HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRA-CLASSE
- Mediante agendamento.
Critérios de avaliação
Bibliografia Recomendada
1996.