PROCESSO SeleTIVO

Ingresso no Programa

O ingresso nos Cursos do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química é feito através do processo de seleção, realizado anualmente pelo Colegiado do Programa, para o nível Mestrado. As condições e a documentação necessárias são explicitadas em Edital.

Acesse o formulário (Formulário de Inscrição Mestrado) para o modelo da carta de recomendação.

O número de vagas do Programa varia de acordo com a disponibilidade dos professores para orientação. Em média, o Programa oferece 20 vagas anuais para o mestrado. O processo seletivo é constituído de análise do histórico escolar e do currículo Lattes.

Para mais informações acesse também o Regulamento do Programa, artigos 14 a 18.
Poderão ainda ser aceitas transferências de alunos de outros cursos de Pós-Graduação. Veja as condições para aceitação de transferências nos artigos 19 a 22 do Regulamento do Programa.

Comprovação de conhecimento de língua inglesa

Nos processos seletivos para o Mestrado, é necessário apresentar a comprovação de conhecimento de língua inglesa no ato da inscrição, nos termos da Resolução nº 01/2013 do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química. Um dos certificados aceitos é o certificado de aprovação em exame de proficiência em língua inglesa, instrumental, realizado nos últimos 3 (três) anos pelo Cenex/FALE/UFMG, nos termos da Resolução no. 08/ 2008 do CEPE/ UFMG, para cursos de pós-graduação vinculados à Área 2: de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias.

Para informações sobre o calendário dos exames de proficiência do Cenex, consultar o site www.letras.ufmg.br/cenex, link Exames de Proficiência.

O calendário de exames de proficiência do Cenex para o ano de 2017/2018 já foi lançado e encontra-se no link: http://cenex.letras.ufmg.br/arquivos/Edital%20Exa%20Prof%20POS-GRAD_2017_%20Modif%20150817.pdf


MESTRADO 2018


Processos Seletivos anteriores