RESIDÊNCIA PÓS-DOUTORAL

A Residência Pós-Doutoral na UFMG está regulamentada pela Resolução 02/2017, de 23 de maio de 2017, do Conselho Universitário da UFMG. Consiste no desenvolvimento de atividades de pesquisa por portador do título de Doutor, junto a Curso de Pós-Graduação da UFMG.

O candidato à Residência Pós-Doutoral que tiver seu pedido aprovado por Colegiado de Curso de Pós-Graduação ficará vinculado à UFMG mediante Registro Acadêmico em Residência Pós-Doutoral e matrícula na atividade “Desenvolvimento de Projeto Pós-Doutoral”.

Após a aprovação de seu relatório final de atividades, o residente pós-doutoral poderá requerer certificado junto à secretaria do curso em que realizou a sua residência. A secretaria tramitará o pedido para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, que emitirá o documento.

O candidato poderá realizar sua residência no PPGEQ de forma voluntária (sem recebimento de bolsa) ou com bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES. O edital para concorrer a bolsa estará publicado no tópico abaixo intitulado "Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES)", na medida em que as cotas do Programa estiverem disponíveis.

Documentos necessários para solicitação de residência pós-doutoral

1. Requerimento de inscrição (disponível em: http://www.deq.ufmg.br/application/files/7215/5990/8436/Formulario_de_inscricao_PNPD_e_Residencia_Pos-Doutoral_nova_versao.pdf )

2. Requerimento de Registro em Residência Pós-Doutoral

(disponível em: https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Pos-Graduacao/Registro-de-Residencia-Pos-Doutoral-RPD)

3. Cópia do diploma de Doutor (art. 2º da Resolução)

4. Plano de trabalho (art. 2º da Resolução) - constar a linha de pesquisa e a descrição de todas as atividades propostas e concordância do professor supervisor (docente credenciado no PPGEQ).

5. Currículo (art. 2º da Resolução)

6. Identidade (caso o residente seja estrangeiro, deverá apresentar cópia da página de identificação do passaporte, página do visto e, se possuir, Cédula de Identificação de Estrangeiro emitida pela Polícia Federal)

7. CPF

8. Comprovante de endereço

Relatório final da Residência Pós-Doutoral

Ao término do período de Residência Pós-Doutoral, o residente deverá apresentar relatório final, fundamentado, sobre as atividades realizadas, incluindo a sua produção intelectual no período, o qual será apreciado pelo professor supervisor e pelo Colegiado do PPGEQ.

Caso o relatório final não seja apresentado em até 60 (sessenta) dias, contados do término do período da Residência, o residente Pós-Doutoral será excluído do sistema acadêmico, não cabendo a emissão do certificado.


PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-dOUTORADO (pnpd/CAPES)

Atualmente, o Programa não possuiu nenhuma cota de bolsa disponível para implementação. O edital para concorrer às bolsas será publicado neste tópico, na medida em que as cotas forem liberadas.

O aluno bolsista será registrado também como Residente Pós-Doutoral na UFMG, observando as regulamentações informadas no tópico acima.