Informações Gerais

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Minas Gerais - Nível Mestrado foi criado em 1991, iniciando suas atividades em 1992. Em 2006, teve início o nível Doutorado.

Objetivos:

  • Formar profissionais críticos e criativos, com sólida formação em fundamentos da Engenharia Química, que venham atender à demanda crescente de pessoal capacitado e de alto nível nas Instituições de Ensino Superior, nos Centros de Pesquisa e nas indústrias locais, regionais e do país.
  • Produzir conhecimento científico e tecnológico em engenharia química e áreas conexas, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento científico e tecnológico regional e nacional.

A trajetória do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Escola de Engenharia da UFMG, desde a sua criação, tem resultado na contribuição efetiva para a formação e treinamento de profissionais capacitados e de alto nível de forma a atender à demanda crescente de pessoal nas Instituições de Ensino Superior, nos Centros de Pesquisa e nas indústrias locais, regionais e do país.

Os recursos financeiros para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química são provenientes da própria UFMG, de entidades federais de fomento, tais como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, de entidades estaduais de fomento, tal como a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, e de convênios mantidos diretamente com empresas de diferentes setores produtivos.

O programa baseia-se nas diretrizes estabelecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (conceito 3), o que resulta em mudanças com vistas à sua adequação a cada momento histórico pelo qual passa a Pós-Graduação no país.